sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Mapa Múndi

Ontem eu comprei um Mapa Múndi!
Minha irmã que pagou com o cartão dela que brilha.
Foi 6R$ na Kalunga.


É muito bom rever um mapa do mundo.
Eu ficava vendo quando era criança, por tanto tempo que a minha tia me disse que eu ia queimar o mapa com a lupa por causa da luz, e tal. Coisas que eu não entendia.

Algumas coisas mudaram lá pelo oriente médio em relação ao meu mapa de criança. Tiraram a Yuguslávia que eu gostava tanto!

Bom, enquanto eu procurava Vladvostok, Osmk e Aral pra saber de onde diabos o War tirou esses nomes, eu me deparei com o Cazaquistão.

Cara! o Cazaquistão é enorme!
Ele é do tamanho da Argentina, sabia?? Eu achava que ele era minúsculo assim como todos os países cujo nome terminam com "istão".
Será que eles têm um bloco econômico tipo o Mercosul? Bom, porque se a gente tem o Mercosul que é algo como o Mercado dos países do Sul eles podiam ter o Mercadistão. Mercado dos países cujo nome terminam com istão. Aí teria o Cazaquistão, o Turcomenistão, o Afeganistão, etc. Já o Azerbaijão teria problemas jurídicos. Só com muita diplomacia conseguiria a tão sonhada vaga no mercadistão.

O que me incomodou nessa nova versão do mapa foram os seguintes:
- Tem um círculo no mapa escrito "Tsunami". Pra quê??
- Tem uma linha vermelha grossíssima marcando as placas tactônicas.
Fodam-se as placas tactônicas! Isso é um mapa político! Se eu quiser eu compro um mapa de relevo, vegetação, acidentes geográficos ou qualquer coisa dessas.

- Mas o pior é que você repara o seguinte:
Os nomes dos países estão em letra prêta maiúscula, e o nome das cidades está em letra... prêta maiúscula.
uau. Então pra você saber se é uma cidade ou um país é assim: leia o nome. Se for o nome de um país, é um país; se for o nome de uma cidade, é uma cidade.
Então se você acha vários nomes aglomerados como Jerusalém, Cairo, Israel, um em cima do outro e não sabe o que é cada coisa, vai ficar sem saber.

E só pra sacanear eles colocam comentários tipo "Grande deserto da Austrália", "Círculo Polar Ártico" no meio dos lugares.
Então, se você vê um nome em letra prêta maiúscula, ele pode ser: um país, uma cidade ou porra nenhuma. Use os seus conhecimentos geográficos pra identificar.


PS: O menor país do mundo, Liechenstein, tem um nome que não cabe no seu minúsculo pedacinho no mapa. Não achei ainda onde ele fica. Apenas um "LIECH." envolvido por uma porção de nomes de cidades européias que também não cabem no seu pedacinho de papel.

5 comentários:

Alfrêdo disse...

Igor, a Iuguslavia nunca esteve no oriente medio anyway.

Unknown disse...

mapa mundi? usa o google. ou o googlistão. ou googlistávam antes do tsunami.

Lou disse...

E vc não falou de Tuvalu? Que maldade...

Raquel M. Linhares disse...

http://www.youtube.com/watch?v=IDtdQ8bTvRc

igor Mastrianni disse...

Gráficos de estatísticas usando o Mapa Mundi e a área dos países

http://hypescience.com/o-atlas-do-mundo-real/